Técnicos das secretarias da Saúde dos municípios de Ourolândia e Jacobina, se reuniram nesta semana para discutir o firmamento de parcerias que possibilitassem a melhoria da prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares.
A parceria faz parte da Programação Pactuada Integrada (PPI) que nada mais é que um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios.
Além deste assunto, os técnicos abordaram também a possibilidade do retorno imediato das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), que foi suspensa no período crítico da pandemia da Covid-19 e que é de fundamental importância para o equilíbrio da saúde pública dos municípios da região.
“Encontros como este possibilitam que ambos os municípios tracem objetivos e metas que garantam a melhoria da qualidade dos serviços prestados a população em toda a nossa região. Agora é pôr a mão na massa e cuidar juntos da nossa população. Fortalecer a saúde pública local e regional é a nossa meta”, declarou a secretária da Saúde ourolandense.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.