A prefeitura de Ourolândia, através da secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos e em parceria com o BahiaTer, promoveu nesta semana um mutirão para emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) para os pequenos produtores rurais do distrito de Lagoa do 33 e de comunidades adjacentes.
A DAP é a porta de entrada do agricultor familiar às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda. Como uma identidade, o documento tem dados pessoais dos donos da terra, dados territoriais e produtivos do imóvel rural e da renda da família. Para acessar uma linha de crédito do Pronaf, por exemplo, é imprescindível a DAP, pois nela consta informações que darão segurança jurídica para as transações de financiamentos. “Garantir o acesso aos pequenos produtores rurais a documentos como este é de fundamental importância para o desenvolvimento do campo. Com este documento, os mesmos estarão aptos a realizar financiamentos ou a participar de programas governamentais que tem como objetivo alavancar as produções e dar total suporte ao homem do campo”, declarou a secretária da Agricultura e Recursos Hídricos ourolandense.
Dezenas de produtores rurais estiveram presentes, além de lideranças políticas e comunitárias. De acordo com a prefeitura, outras comunidades deverão ser atendidas nos próximos dias.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.