As inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT), inicialmente programadas para encerrar nesta terça-feira (19), foram estendidas até o dia 1° de abril. Este programa disponibiliza 19.426 vagas em 215 municípios baianos, abrangendo os 27 Territórios de Identidade do estado, para estudantes que almejam se preparar para o vestibular de 2024.
Segundo o governo da Bahia, houve um acréscimo de 460 vagas em comparação ao ano anterior. Podem se candidatar alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio estadual ou municipal, no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou ex-alunos do Ensino Médio do estado.Não são elegíveis aqueles que estejam cursando ou tenham concluído curso de nível superior. Ao realizar a inscrição pelo portal, o candidato deve selecionar um município, local e turno desejados, além de preencher o formulário completo, informando seu CPF e criando uma senha de 6 a 8 dígitos para acesso.
A lista oficial dos selecionados será divulgada em 5 de abril nos sites do programa e das universidades públicas parceiras. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula de 9 a 12 de abril.
Uma novidade deste ano são as parcerias com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que se juntam à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).