A Polícia Federal, junto a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, deflagrou a Operação Truth, na manhã desta quarta-feira (20). A ação tem o objetivo de desarticular o grupo criminoso que atuava na venda dos dados sigilosos do banco de dados do INSS.
Um grupo de pessoas foi identificado na Bahia há 10 meses, quando se iniciou as investigações, realizando a comercialização desses dados. Na internet, realizavam a venda de cadastros e dados pessoais de titulares de benefícios previdenciários
Os criminosos vendiam dados sobre benefícios que foram negados pelo INSS. No documento constavam números de benefícios, CPF’s e outros dados de segurados, que eram repassados para advogados e empresas que trabalham com a concessão de empréstimos consignados.
Quem recebia essa lista conseguia impetrar recursos ou ajuizar ações judiciais para obter a concessão dos pleitos anteriormente indeferidos. Além de páginas para comercializar as informações, os suspeitos disponibilizavam conteúdos ensinando a falsificação de documentos para realizar fraudes contra a Previdência Social.
Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Cruz das Almas contra os responsáveis pela veiculação dos sites mencionados. Na ação, a polícia apreendeu documentos e dispositivos de informática.
Fonte: BNews