Cerca de 200.782 mil candidaturas para o Exame Público Nacional Unificado (EPNU ou ENU, na sigla mais comum) originaram-se da Bahia. A informação foi validada pelo Ministério da Administração e Inovação em Serviços Públicos, conforme comunicado oficial do estado.
No total, o Brasil registrou 2,65 milhões de inscrições.
Para participar do concurso, os candidatos precisam quitar a taxa de inscrição por meio da Guia de Pagamento da União (GPU) até esta sexta-feira (16). Os valores são de R$ 90 para concorrentes a cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.
Há 6.640 oportunidades disponíveis, distribuídas em 21 órgãos do governo federal. As avaliações serão realizadas no próximo dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras.
Na Bahia, 18 municípios sediarão as provas:
Barreiras
Bom Jesus da Lapa
Brumado
Camaçari
Eunápolis
Feira de Santana
Guanambi
Ilhéus
Irecê
Itaberaba
Jacobina
Jequié
Lauro de Freitas
Paulo Afonso
Ribeira do Pombal
Salvador
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista
As oportunidades de emprego também estão distribuídas por todo o país. Os cargos disponíveis na Bahia são para analista administrativo, analista em renovação e desenvolvimento rural e agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).