Novos ataques deixam mortos na Ucrânia, e Zelensky pede cessar-fogo até a volta de negociações. Mais de 100 diplomatas abandonam a sala durante discurso de chanceler russo na ONU; representante brasileiro fica. Grandes empresas internacionais deixam a Rússia depois do início da guerra. Menino de 9 anos anos viaja escondido de Manaus até Guarulhos (SP). E 10 alimentos naturais que são afrodisíacos.
Neste sexto dia de guerra na Ucrânia, a Rússia atacou as duas principais cidades do país. Em Kiev, a capital, uma torre de TV foi atingida, causando a morte de 5 pessoas (assista aqui). Já em Kharkiv, mísseis atingiram também um prédio do governo – um vídeo mostrou uma grande bola de fogo no local. Segundo o jornal “The New York Times”, sete pessoas morreram, e outras 24 ficaram feridas.
Após o bombardeio de Kharkiv, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia e fez um apelo à União Europeia: “Provem que estão conosco”. Ao fim do pronunciamento, ele foi aplaudido de pé.
Mais tarde, em entrevista à imprensa internacional, Zelensky pediu cessar-fogo até que os dois países retomem as conversas. Uma segunda rodada de negociações entre representantes de Rússia e Ucrânia para tentar interromper a invasão está prevista para amanhã. A reunião inicial, ocorrida ontem, não teve nenhum resultado definitivo.
Uma foto divulgada nesta terça-feira (1º) pela agência de notícias France Presse e registrada em um abrigo antibombas localizado em um centro de oncologia em Kiev mostrou crianças com câncer segurando cartazes com a frase: “Parem a guerra”. Este outro vídeo tem mães e bebês que se abrigaram no porão de um hospital infantil em Kiev.