Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), rejeitaram a proposta de recomposição salarial do Governo Estadual, e anunciaram uma greve de 24h, nesta segunda-feira (19) – dia em que será realizada uma nova rodada de negociação, na Secretaria Estadual da Educação, a partir das 14h30.
Entre as universidades envolvidas estão: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A assembleia da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) aconteceu na quarta-feira (14/8), no Campus de Salvador. Professores presentes na atividade entenderam que, embora a proposta do governo tenha sido rebaixada, houve um avanço nas negociações.
PARALISAÇÃO
Os professores das UEBAs também aprovaram uma contraproposta que será apresentada ao governo na reunião de segunda-feira. A proposição foi elaborada tendo como parâmetro os ganhos reais conquistados pela categoria no governo Jaques Wagner, também do PT.
Assim, o Movimento Docente reivindica o pagamento das perdas inflacionárias do ano anterior (com base nos índices do IPCA), e acrescenta um reajuste de 4,5% de recomposição salarial, a ser pago em 1º de janeiro (data-base da categoria), pelos próximos três anos.
Além da questão salarial, as/os professoras/es das UEBAs também reivindicam a resolução para questões como as filas paradas de promoções e progressões, a implantação das mudanças de regime de trabalho remanescentes e o final da lista tríplice para a escolha de reitoras e reitores.
Fonte: @paginarevista