Nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2021, no município de Umburanas aconteceu um evento, organizado pelo CRAS e a Secretaria da Assistência Social, com apoio da Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar e a Guarda Municipal.
O evento começou a partir das 08:30 com o tema “Agosto lilás”, mês voltado para a conscientização pelo fim da Violência Contra a Mulher.
Entrevistamos a Assistente Social a Sr. Edna Oliveira que citou o seguinte ”O Brasil é 5° País onde as mulheres são vitimas de violência, então essa luta não e só do CRAS e sim de toda a sociedade. Mas o CRAS principalmente tem esse papel de proporcionar sobre a relevância de que as mulheres precisam viver sem violência. Na Bahia com a pandemia os dados foram insignificativos os aumentos foram altíssimos”.
Também entrevistamos a psicóloga Sr. Gardêia Laghi que relatou o seguinte “Estamos aqui hoje fazendo um evento com a comemoração do Agosto lilás mês que representa a conscientização e combate a violência contra a mulher, são 15 anos da Lei Maria da Penha. Viver sem Violência é um direto de todos principalmente de nós Mulheres”.
Desenvolvendo uma ação de sensibilização, conscientização e alerta para as mulheres, houve a entrega de panfletos no domingo, 29 de agosto 2021, e nessa segunda o adesivaço.
A violência contra as mulheres se manifestam de diversas formas seja física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, ou seja no lar, sendo praticadas por pessoas próximas como maridos ou companheiros. Mas não é apenas nos âmbitos domésticos que as mulheres são expostas a situação de violência pode atingir em diferentes espaços.
Ligue para o número 180 e denuncie, não se cale se você sofre algum tipo de violência.
Sertão Livre Compromisso Com a Verdade