A Portaria nº 190/2024, publicada em 27 de janeiro, gerou controvérsias ao facilitar a progressão dos estudantes com baixo desempenho, segundo críticas de educadores. Em resposta, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) defendeu a medida, destacando seu foco na ampliação de estratégias para garantir o sucesso dos alunos, como oferta de bolsas, busca ativa e Progressão Parcial.
A SEC enfatizou uma abordagem de avaliação integral, visando o desenvolvimento dos alunos, e esclareceu que a Portaria não implica em aprovação automática. O governador Jerônimo Rodrigues também se manifestou, criticando a reprovação e destacando a importância do apoio aos estudantes.
Por outro lado, a Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA) expressou sua insatisfação nas redes sociais, alegando falta de consulta na elaboração da Portaria e classificando-a como generalista. O próprio governador teve uma declaração polêmica, sugerindo uma postura contrária à reprovação automática dos alunos.
A SEC reiterou que o Conselho de Classe mantém suas atribuições e que os alunos terão oportunidade de recuperar conhecimentos em dependência, com apoio pedagógico, antes de serem avaliados ao final do ano letivo. Essa abordagem inclui orientações por meio de plano de estudos, cadernos específicos e aulas online, além do acompanhamento do percurso por professores da Coordenação Pedagógica.
Fontes: Bahia Notícias/ Tv Sertão Livre