O número de pessoas deslocadas devido ao temporal que afeta diversas cidades da Bahia aumentou para 5.225, conforme divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), representando as chuvas de janeiro e fevereiro deste ano.
Imagens compartilhadas nas redes sociais revelam que as ruas de mais de 30 cidades baianas se tornaram verdadeiros rios nos últimos dias. Em algumas localidades, o acumulado de chuva ultrapassou 60 mm em poucas horas.
Até segunda-feira (19), o número de deslocados era de 3.769. Entre terça (20) e quarta-feira (21), outras 1.456 pessoas precisaram deixar suas residências devido aos riscos iminentes.
Além disso, 386 indivíduos estão sem abrigo, ou seja, não poderão retornar aos seus lares. Ao todo, 49 cidades foram afetadas.
Veja os dados:
“•35 municípios afetados em janeiro;
•14 municípios afetados em fevereiro;
•32 municípios com decreto de estado de emergência;
•6 pessoas falecidas;
•1 pessoa ferida.”
Vídeos dos alagamentos em algumas cidades foram compartilhados nas redes sociais.
- Simões Filho:
Um dos vídeos, capturado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, mostra um veículo sendo arrastado pela correnteza.
A prefeitura de Simões Filho informou que o volume de chuva na terça-feira (20) atingiu 63 mm em apenas uma hora – equivalente a toda a chuva prevista para o mês de fevereiro.
- Itororó:
A prefeitura decretou estado de emergência na terça-feira (20). Vídeos mostram que os moradores da cidade, localizada no sul da Bahia, precisaram atravessar ruas com água acima dos joelhos. - Porto Seguro:
Destino turístico bastante frequentado durante o verão, Porto Seguro também registrou alagamentos. Na madrugada de segunda-feira (19), a prefeitura registrou um volume de chuva de cerca de 80 mm.
EM ESTADO DE EMERGÊNCIA: Anagé, Barra, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Milagres, Monte Santo, Muquém de São Francisco, Mutuipe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saubara, Ubaíra, Wanderley, Maiquinique, Nordestina, Valença, Itororó, Pedro Alexandre, Santa Luzia, Angical, Paulo Afonso.
Fonte:TV Sertão Livre