Um homem de 32 anos foi vítima de mais um ataque de tubarão na região da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde deste domingo (25/7). Após ter ido para o Hospital da Aeronáutica, na mesma cidade, ele foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital da Restauração, no Centro do Recife. O estado de saúde da vítima é estável.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o homem sofreu lesões na parte posterior da coxa esquerda e glúteos, e estava em águas rasas. Os guarda-vidas realizaram a contenção da hemorragia, com o apoio da equipe de moto-resgate.
O incidente acontece exatamente duas semanas após o auxiliar de serviços gerais Marcelo Costa Santos, 51 anos, ter morrido depois de ser mordido pelo animal no mesmo ponto da Praia de Piedade. O tubarão chegou a amputar a mão direita da vítima e a causar um ferimento profundo em sua coxa direita. Ao chegar no hospital, a vítima teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e falecido.
CAUSAS
Com o caso deste domingo, Pernambuco passa a ter 68 registros de ataques ou incidentes com tubarão em seu litoral registrados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) desde 1992.
O local campeão neste tipo de evento é a praia em frente à Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com 14 ataques de tubarão, incluindo o desta tarde. Segundo a especialista em tubarões, oceanóloga e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rosângela Lessa, existe uma “situação favorável” que explica a recorrência de ataques na região. “Ali há uma abertura nos arrecifes que faz com que as águas do raso e das áreas mais fundas se relacionem. Então, se o tubarão tiver por ali, vai ter acesso às áreas mais rasas”.
Aratu