Nos dias 6 e 7 de setembro, Jacobina, no Centro-Norte baiano, foi palco do Hackathon Soluções Sustentáveis – ‘Transformando o Uso da Água de Jacobina’. A competição, promovida pelo Sebrae através do Programa Sebrae Startups e com o apoio da Unopar/Anhanguera, ocorreu presencialmente no Colégio Oásis e teve como foco principal a busca por soluções inovadoras para o consumo consciente da água e a recuperação ambiental da região.
O evento reuniu seis equipes de instituições locais, incluindo a Uneb, Unopar/Anhanguera, IFBA, Colégio Oásis e Faculdade Ages. Cada equipe teve que desenvolver propostas criativas para enfrentar desafios relacionados à gestão da água, despoluição dos rios Ouro e Itapicuru, e a recuperação das bacias do Rio Itapicuru Mirim.
A equipe vencedora, ResiDouro, formada por Angélica Carvalho, André Barros, Carlos Humbertto Cavalcanti e o professor mentor Eduardo Teixeira da Faculdade Ages, apresentou uma solução inovadora: a reutilização de resíduos (lodo) da estação de água e esgoto de Jacobina para a produção de adubo agrícola. Com mais de 15 horas de intensa maratona de trabalho, a ResiDouro conquistou o primeiro lugar e levou para casa R$ 1 mil, um curso Empretec, uma pós-graduação da Unopar/Anhanguera e 16 horas de mentoria com o Sebrae.
Angélica Carvalho, integrante da equipe ResiDouro, destacou a importância do hackathon para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Foi uma experiência extremamente proveitosa e satisfatória. A oportunidade de combinar meus conhecimentos acadêmicos e práticos com inovação e empreendedorismo foi única. Nosso projeto visou unir meio ambiente, reuso de resíduos, agricultura e saúde, abordando um problema real de descarte de matéria orgânica da Embasa”, afirmou.
O segundo lugar foi conquistado pela EcoArtia, uma equipe da Uneb e IFBA, que desenvolveu um jogo de RPG com um mapa temático de Jacobina e soluções para a proteção ambiental. Eles receberam R$ 500, um curso Empretec e 16 horas de mentoria. A terceira colocação ficou com a Bio Start do Colégio Oásis, que criou um jogo voltado para a educação ambiental de crianças e pré-adolescentes. Como premiação, a equipe ganhou um curso Empretec e 16 horas de mentoria.
Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae, ressaltou a importância do hackathon como uma plataforma para o desenvolvimento de ideias inovadoras. “O hackathon não apenas promoveu uma maratona de conhecimento e aprendizado, mas também se destacou como um potencial para desenvolver soluções criativas. Os projetos apresentados têm grande potencial para se materializar e impactar positivamente a região”, comentou.
Carlos Júnior, analista Comercial do Senai do Norte da Bahia e membro da banca julgadora, expressou satisfação com o evento. “Estamos felizes em participar do primeiro hackathon de Jacobina. Vimos ideias boas e plausíveis para a revitalização do Rio Itapicuru Mirim. A empolgação dos participantes foi evidente, e estamos motivados a contribuir para que essas ideias sejam implementadas e futuras edições sejam ainda mais fortalecidas”, concluiu.
O Hackathon Soluções Sustentáveis de Jacobina não apenas promoveu a inovação, mas também fortaleceu o espírito de equipe e colaborativo, preparando o caminho para novas soluções que podem transformar a gestão da água e a preservação ambiental na região.