Dezenas de professores passaram mal, nesta terça-feira (31/01), com sintomas de gastroenterite, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, a 330 quilômetros de Salvador. A suspeita é que a comida servida durante a Jornada Pedagógica, realizada pela Prefeitura Municipal, possa ter sido a causadora do problema.
De acordo com professores ouvidos pela reportagem do blog Jacobina 24 Horas, eles começaram a passar mal no período de noite e piorou durante a madrugada. “Dor no estômago, dor na barriga, vontade de vomitar, dor de cabeça”, relatou uma das educadores, que estava sendo atendida, na manhã desta quarta-feira (01./02), na UPA 24 Horas, no bairro Jacobina II.
Hoje pela manhã, todos os professores, que procuraram atendimento na UPA 24 Horas, relatavam os mesmos sintomas: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar.
Os professores contaram à reportagem do Jacobina 24 Horas, que ontem ao meio dia, durante a Jornada Pedagógica realizada no Colégio Gilberto Dias Miranda (COMUJA), foi servido almoço para todos os participantes do evento. No cardápio, havia feijão, arroz, macarrão, maionese, e verduras, alimentos aparentemente saudáveis.
“Poderíamos suspeitar que foi a maionese, porém, mesmo os professores que não provaram da maionese, também passaram mal. Então, não sabemos dizer exatamente qual foi o alimento que casou todo esse problema”, relatou uma educadora, que pediu para não ser identificada.
A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo evento, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: Jacobina 24 horas