Usuários do Instagram e Facebook em todo o mundo enfrentaram problemas de instabilidade ao acessar as redes sociais na terça-feira (05). A falha começou por volta das 12:00h e os aplicativos começaram a funcionar normalmente após as 14:00h.
De acordo com o site DownDetector, que monitora a instabilidade em sites e aplicativos, 28% dos usuários do Instagram relataram problemas de conexão com o servidor, enquanto 61% notificaram problemas com o aplicativo móvel. No Facebook, 51% tiveram problemas de conexão e 46% enfrentaram dificuldades para fazer login.
Durante a instabilidade, os usuários recorreram à Rede Social X (antigo Twitter) para se comunicarem e compartilharem suas experiências sobre a situação. Andy Stone, Head de Comunicação da Meta, também utilizou o X para fazer um pronunciamento a respeito do problema. Em suas redes sociais, ele escreveu: “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo problemas para acessar nossos serviços. Estamos trabalhando para resolver isso agora”.
Posteriormente, Stone informou aos usuários que o problema havia sido solucionado e pediu desculpas pelo transtorno causado. Após a instabilidade, as ações da empresa Meta caíram 1,2% na tarde de terça-feira (05).
Essa instabilidade temporária nas redes sociais afetou milhões de usuários em todo o mundo, destacando a dependência cada vez maior das pessoas em relação às plataformas digitais para se conectarem e compartilharem conteúdo. A Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, está trabalhando para evitar futuros problemas e garantir uma experiência estável aos seus usuários.