O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira (14) os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um resultado notável foi a presença exclusiva de escolas nordestinas com nota 10 nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao todo, 21 escolas alcançaram essa pontuação máxima, sendo uma em Pernambuco, cinco em Alagoas e 15 no Ceará.
Essas 21 instituições foram as únicas no Brasil a obter a pontuação máxima, destacando-se pelo desempenho excepcional dos alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, bem como no ensino médio. A avaliação considerou a taxa de aprovação e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede habilidades em matemática e português.
Desde que o Ideb começou a ser calculado a cada dois anos em 2007, esta é a primeira vez que uma escola recebeu a nota 10. Em anos anteriores, a maior nota alcançada era de 9,9. Nos anos finais do ensino fundamental, embora nenhuma escola pública tenha obtido nota 10, 12 escolas receberam notas superiores a 9,0, todas localizadas no Ceará e em Alagoas.
No panorama geral, o Brasil atingiu 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental, alcançando a meta nacional estabelecida para o período de 2007 a 2021. Nos anos finais do ensino fundamental, o país obteve 5 pontos, e no ensino médio, 4,3 pontos, ambos abaixo das metas previstas de 5,5 e 5,2, respectivamente.