Uma tragédia atingiu uma família de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, na manhã desta quinta-feira (28/10). Um menino de apenas um ano e três meses morreu por insuficiência respiratória no Bairro Alto da Serra. Ele passou mal durante a noite e pode ter sido vítima de complicações relacionadas a adenoide.
Uma guarnição da Polícia Militar fazia patrulhamento pela Avenida Wilson Gomes Coelho quando foi abordada por populares. Os militares encontraram o pequeno Isaac no colo da mãe, já sem respiração. Imediatamente, os policiais iniciaram manobras de reanimação, porém não conseguiram recuperar os sinais vitais da criança. Uma equipe do SAMU atestou a morte.
Isaac sofreu insuficiência respiratória. A suspeita é de que o óbito tenha relação com um diagnóstico de adenoide. Na quarta-feira (27) a mãe levou o filho para consultar, sendo medicado e liberado. Por causa da adenoide, ele apresentava dificuldades na respiração e aguardava para realizar uma cirurgia.
Em conversa com policiais militares, a mãe disse que o menino passou mal durante a noite, inclusive com febre. Por volta das 8h, ele dormiu e a mãe, por ter ficado a noite toda acordada, resolveu descansar. Quando acordou, por volta das 10h, percebeu que o filho já estava inconsciente.
A perícia técnica da Polícia Civil procedeu com trabalhos forenses no local. Um dos PMs que atendeu a ocorrência, Sargento Alex, caracterizou o fato como uma fatalidade e desejou forças para que a família supere a tragédia.
Comoção na cidade
A população de Patos de Minas, sobretudo do Bairro Alto da Serra, lamentou a perda da criança. “Quando uma mãe perde um filho, todas nós perdemos um pouco também. Que Deus conforte o coração dessa mãe” comentou uma internauta.
“Não existem palavras pra consolar tamanha perda, mas rogo a Deus por você, mãezinha, meus sentimentos” escreveu outra cidadã.
O que é adenoide?
Popularmente conhecida como “carne esponjosa”, a adenoide é uma estrutura fisiológica, composta por tecido linfoide (tecidos de defesa), que se localiza atrás das cavidades nasais e acima do palato (céu da boca) – uma região chamada de nasofaringe.
Fonte: Correio Braziliense