As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) começarão a ser distribuídas a partir de 3 de agosto até a véspera da aplicação da prova, em 18 de agosto. Mais de 2,1 milhões de candidatos irão participar do concurso em todo o Brasil.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela aplicação do concurso, as provas estão armazenadas em local não divulgado por questões de segurança, certificado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e já usado para armazenar as provas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os mais de 18,7 mil malotes de provas do concurso estão guardados há cerca de três meses. Devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul provocada pelas fortes chuvas que prejudicaram os candidatos que fariam as provas no estado, o certame foi adiado. A data prevista no edital inicial era 5 maio.PauseUnmute
O novo cronograma do Concurso Unificado, o cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto. O candidato deverá acessar novamente o documento no mesmo site em que foi feita a inscrição, para checar se o local da prova foi mantido ou alterado.
A partir das 20h do dia 18, deverão ser disponibilizados os cadernos de prova no site. Já no dia 20 de agosto, será divulgado o gabarito preliminar das provas objetivas.
Os resultados das provas serão divulgados em 21 de novembro e a previsão de posse nos cargos públicos é janeiro de 2025, com a convocação dos aprovados e para os cursos de formação.
Fonte:oitomeia