No dia 05 de abril de 2024 foi inaugurado o Complexo Eólico Aroeira nos municípios de Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia. Com capacidade para gerar 1.800 GWh anualmente, o equivalente ao consumo de aproximadamente 849 mil residências por ano, o parque eólico marca um novo capítulo na história da geração de energia limpa e renovável no país.
A inauguração no município de Umburanas contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e das autoridades e representantes da Enel Green Power Brasil, braço de geração renovável do Grupo Enel que foi responsável pelo projeto. Com investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões e a instalação de 81 aerogeradores, o empreendimento amplia a capacidade da Bahia de produzir energia limpa e gerou três mil empregos na região, priorizando a contratação de trabalhadores locais e promovendo a formação profissional.
A energia eólica contribui significativamente para a redução das emissões de CO2. O Complexo Eólico Aroeira tem potencial para evitar a emissão de mais de 757 mil toneladas anualmente. Estima-se que a operação deste complexo, juntamente com o futuro Parque Eólico Pedra Pintada, localizado também no interior da Bahia, seja capaz de evitar a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano.
O Complexo Eólico Aroeira na Bahia destaca-se como um dos muitos exemplos do crescente papel da energia eólica na matriz brasileira. Com 1.039 parques eólicos e mais de 11.000 aerogeradores em operação que se estendem por 12 estados do país, com destaque para Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.
A Bahia apresentou a segunda maior geração total de energia eólica do Brasil em 2024, devido à sazonalidade dos ventos, correspondendo a 23% da geração nacional, com base nos dados de geração acumulada da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Os parques eólicos estão espalhados por 32 municípios do estado.
Assim, com alternativas de energia mais sustentáveis, têm se alinhado um comprometimento pela transição energética e busca da sustentabilidade ambiental, condições que integram os objetivos do Brasil no Acordo do Clima, também conhecido como Acordo de Paris, assinado em 2015.
Fonte: SDE BA