As previsões dos institutos de meteorologia indicam o avanço de nuvens carregadas sobre a Bahia nos próximos dias. Até o início da próxima semana, quase todas as regiões do estado devem registrar precipitações, com exceção das regiões de Juazeiro e Paulo Afonso, no norte do Vale do São Francisco.
Segundo os modelos meteorológicos, a chuva pode começar pelo litoral, desde o sul de Salvador até a divisa com o Espírito Santo, já neste domingo, 3 de setembro. Nessa faixa litorânea, a precipitação deve ocorrer em forma de pancadas ou temporais isolados, avançando gradualmente para o leste do estado.
A partir de terça-feira, dia 05 de novembro de 2024, o tempo deve mudar nas regiões de Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista, onde também são esperadas pancadas isoladas e chuvas fracas até sexta-feira (8).
No sábado (9), as chuvas devem se tornar mais generalizadas, com volumes expressivos previstos para grande parte do estado ao longo da próxima semana.
Até o dia 12 de novembro, são esperados acumulados entre 45 e 75 mm em Barreiras, 50 e 80 mm em Guanambi, 70 e 140 mm em Ilhéus, 75 e 100 mm em Itabuna, e entre 70 e 80 mm em Vitória da Conquista.
Para Salvador, também há previsão de chuva. No entanto, diferentes fontes meteorológicas apresentam divergências, com estimativas de acumulados entre 15 mm e 50 mm para o mesmo período.
Enquanto isso, nas áreas sem chuva do estado, além de seco, o tempo deve permanecer com temperaturas elevadas, que podem ultrapassar os 37°C. Esse cenário de calor intenso e tempo seco também se aplica ao norte do estado, onde a chuva será menos frequente.
Fonte: IanNoticias