Na tarde deste domingo (11), o Estádio Arena Fonte Nova foi palco do 499º Ba-Vi, um dos confrontos mais tradicionais do futebol brasileiro, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. O clássico entre Bahia e Vitória teve um desfecho favorável ao Tricolor, que venceu o Leão por 2 a 0.
O Bahia, que começou a partida com um esquema tático bem definido, abriu o placar cedo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro, com uma finalização precisa, colocou o time da casa em vantagem. A primeira etapa foi marcada pelo controle do jogo pelo Bahia, que se mostrou mais efetivo nas suas investidas ofensivas.
No segundo tempo, o Vitória aumentou a pressão e tentou responder, dominando a posse de bola e criando diversas oportunidades para empatar. No entanto, a equipe não conseguiu converter suas chances em gols. Para agravar a situação do Leão, Luciano Juba marcou o segundo gol para o Bahia já nos acréscimos, selando a vitória tricolor.
Com a vitória, o Bahia chega a 35 pontos e ocupa a 7ª posição na tabela de classificação do Brasileirão. Em contraste, o Vitória permanece com 21 pontos, ocupando a 15ª posição e lutando contra a zona de rebaixamento.
Os próximos desafios das equipes já estão definidos. O Bahia enfrentará o Grêmio no próximo sábado (17), às 18h30, na Arena Fonte Nova. O Vitória, por sua vez, buscará a recuperação na próxima segunda-feira (19), às 20h, quando receberá o Cruzeiro no Estádio Barradão.
O clássico Ba-Vi de número 499 reafirma a importância e a emoção que esses confrontos proporcionam ao futebol brasileiro, com a vitória tricolor garantindo um importante respiro na corrida por uma vaga na Libertadores e mantendo o Bahia na parte superior da tabela.