No intuito de estreitar laços e oferecer suporte essencial à comunidade de Campo Alegre, o PSF de Lagoa 2, em parceria com o Instituto Água Viva, realizou uma série de atendimentos que abraçaram as necessidades locais. A distância considerável entre Campo Alegre e Lagoa 33 motivou essa iniciativa, com intento de proporcionar acesso facilitado aos serviços e nutrir uma conexão mais próxima entre os moradores e a Unidade Básica de Saúde.
O evento contou com uma gama de serviços, desde triagem até a entrega de medicamentos, especialmente para hipertensos, diabéticos e pacientes que necessitam de remédios controlados. Além disso, a equipe ofereceu serviços de vacinação, com a presença da profissional Tamires, e realizou visitas domiciliares para conhecer de perto as demandas da comunidade de Campo Alegre, proporcionando um suporte às famílias.
O atendimento, realizado através da unidade móvel, foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Saúde da cidade, o PSF de Lagoa 2 e o Instituto Água Viva. Essa colaboração demonstra o engajamento da comunidade e das organizações locais em promover o bem-estar e a saúde dos moradores.
A parceria teve início com o Instituto Água Viva, que, em conjunto com a Secretaria de Saúde, promoveu uma programação destinada a atender as necessidades locais.
O Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no sertão do Nordeste e se dedica à valorização e ressignificação da vida em territórios com maiores índices de pobreza e vulnerabilidade social. As áreas de atuação do instituto se pautam nos pilares de saúde, educação, esporte e renda.
O PSF de Lagoa 2 abraçou essa causa, oferecendo suporte e ampliando os serviços oferecidos na UBS para estar mais próximo e acessível à comunidade de Campo Alegre.
A ação proporcionou atendimento médico e acesso a medicamentos, mas também fortaleceu os vínculos entre a equipe de saúde e os moradores, garantindo que as necessidades de saúde da comunidade sejam atendidas de modo eficaz.