cidade de Salvador é a primeira capital do Brasil com o maior número de “descasados” e a segunda com o maior número de “solteiros”. A informação faz parte dos dados sobre nupcialidade e estrutura familiar coletados no Censo de 2022 e publicados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O órgão dividiu a população em três grupos: viviam em união; não viviam, mas já viveram em união; e nunca viveram em união. Dessa forma, quem tem um relacionamento, mas não mora junto, pode ter entrado no grupo dos “solteiros” – ou seja, “não viviam em união”.
Em Salvador, apenas 44,7% das pessoas entrevistadas pelo Censo em 2022 viviam em união conjugal. O número só ficou abaixo do de São Luís, no Maranhão, onde a porcentagem foi de 44,5%.
Na capital baiana, o número de pessoas que “não viviam, mas já viveram em união” cresceu nos últimos anos. A cidade saiu da 4ª posição no ranking das capitais para a 1ª – 23,8% da população “descasou”.
De forma geral, na Bahia a maioria das pessoas vivem em união – o equivalente a 48,6%. Entre 2010 e 2022, o número de “descasados” cresceu de forma geral no Brasil e na Bahia não foi diferente: saiu de 15,6% para 20,4%.
Fonte:g1

