Em busca de um título nacional que não vem desde 1995, o Botafogo inicia a disputa da Copa do Brasil nesta quinta-feira (2), no Nilton Santos. O Glorioso recebe o Vitória a partir das 19h (de Brasília), no jogo de ida da terceira fase, e quer aproveitar o bom momento para largar bem na campanha.
Esta é a 31ª participação do Alvinegro na Copa do Brasil. O clube amargou o vice-campeonato, diante do Juventude em pleno Maracanã, em 1999, chegou às semifinais três vezes (2007, 2008 e 2017), mas não avança das oitavas de final há seis edições. O alto investimento na SAF faz o clube sonhar alto.
O Botafogo foi um dos clubes brasileiros mais ativos nas últimas janelas de transferências. Após uma mudança de rumo no início de 2024, o time chega embalado por quatro vitórias consecutivas sob comando de Artur Jorge. O terceiro português contratado por John Textor dirigirá o Alvinegro apenas pela sétima vez, mas já imprime uma identidade à equipe.
O início turbulento de 2024 – ainda com feridas abertas da frustrante reta final de 2023 – deu lugar a uma promissora largada com Artur Jorge. Além dos resultados recentes, o Glorioso já mostra sinais de evolução no novo e ofensivo sistema de jogo, atuando com quatro atacantes e valorizando a posse de bola.
A ideia é largar na frente do confronto aproveitando o fator casa. Por isso, Artur Jorge deve escalar o que tem de melhor na partida. O treinador já deixou claro que não tem 11 titulares, e faz mudanças pontuais jogo a jogo. A partida de volta, no Barradão, em Salvador, será no dia 21 de maio, às 19h (de Brasília).
Vitória também busca título inédito
O Vitória também está em busca do título inédito da Copa do Brasil. Vice-campeão em 2010, o Leão não avança às oitavas de final da competição desde 2021, quando foi eliminado pelo Grêmio.
O clube aposta na base da equipe que foi campeã da Série B do Campeonato Brasileiro em 2023 para conseguir uma boa campanha. No entanto, o momento não é positivo.
A última vitória do Rubro-Negro baiano na temporada foi contra o Bahia, no jogo de ida da final do Campeonato Baiano. Desde então, são dois empates e duas derrotas. A equipe treinada por Léo Condé ainda não venceu na Série A do Brasileirão.
Para o jogo contra o Botafogo, o elenco terá três retornos importantes: o zagueiro Camutanga, o volante Dudu e o atacante Luiz Adriano, desfalques contra o Cruzeiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro, estão recuperados de seus respectivos problemas e ficam à disposição do comandante rubro-negro.
Seguem como desfalques o volante Rodrigo Andrade, com desconforto muscular na coxa; os laterais Felipe Vieira, com lesão no joelho, e Raúl Cáceres, recém-operado do tendão de Aquiles; e o atacante Everaldo, com lesão muscular de grau 3 na panturrilha.
Botafogo x Vitória
Botafogo: John; Damián Suárez, Halter, Bastos e Hugo; Gregore, Marlon Freitas, Luiz Henrique e Savarino; Júnior Santos e Eduardo – Técnico: Artur Jorge
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e PK (Lucas Esteves); Willian Oliveira, Dudu, Léo Naldi e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro (Janderson). – Técnico: Léo Condé.
- Motivo: Partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil
- Data e hora: 2 de maio de 2024, às 19h (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
- Assistentes: Neuza Ines Back (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
- Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/ES)
- Transmissão: SporTV e Premiere
Fonte: CNN